Secretariado

Duração do Curso: 3 semestres
Período: Noite
Coordenação de Área: Prof. José Alberto Dartora

Eixo Tecnológico: Infraestrutura

Perfil Profissional de Conclusão
O TÉCNICO EM SECRETARIADO é o profissional que organiza a rotina diária e mensal da chefia/ direção, para o cumprimento dos compromissos agendados. Estabelece os canais de comunicação da chefia/ direção com interlocutores, internos e externos, em língua nacional e estrangeira. Organiza tarefas relacionadas com o expediente geral do secretariado da chefia/ direção. Controla e arquiva documentos. Preenche e confere documentação de apoio à gestão organizacional. Utiliza aplicativos e a Internet na elaboração, organização e pesquisa de informação. Identifica o planejamento estratégico e tático, reconhece a cultura das organizações, planeja, organiza e coordena a execução de atividades.

Mercado de Trabalho

• Instituições públicas, privadas e do terceiro setor; indústria e comércio.

Certificações

Módulo I: Qualificação Técnica de Nível Médio de RECEPCIONISTA / ASSISTENTE ADMINISTRATIVO
Módulo II: Qualificação Técnica de Nível Médio de ASSISTENTE DE EVENTOS EMPRESARIAIS
Módulo III: Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio de TÉCNICO EM SECRETARIADO

Síntese das Competências Profissionais

Módulo I: 
1. Interpretar textos em linguagens verbal e não-verbal, estabelecendo relação lógica entre causa e consequência e identificando padrões de comunicação oral e escrita em contextos empresariais.
2. Identificar técnicas de comunicação oral em espanhol e em inglês, para a compreensão e elaboração de mensagens orais ligadas ao mundo dos negócios e contexto das relações entre países do Mercosul.
3. Identificar técnicas e expressões utilizadas em conversação telefônica, no atendimento e na recepção de clientes.
4. Identificar técnicas de comunicação escrita em língua portuguesa, em espanhol e em inglês.
5. Identificar os fundamentos, os objetivos, a estrutura, a organização e o funcionamento de gestão da empresa.
6. Planejar a organização do ambiente de trabalho para o atendimento com qualidade, utilizando a agenda manual e a eletrônica.
7. Gerenciar o ciclo de informações nas organizações.
8. Identificar e prever situações de risco, avaliar suas consequências em relação à saúde pessoal, profissional e ambiental, selecionando procedimentos para evitá-las.

Módulo II:
1. Identificar técnicas de redação de textos específicos utilizados em empresas, abarcando seus aspectos estruturais, gramaticais e comunicacionais.
2. Identificar textos de referência para a elaboração de documentos relativos à área profissional.
3. Definir a forma textual ou gráfica de apresentação mais adequada aos objetivos do documento escrito.
4. Elaborar comunicações empresariais orais e escritas, em língua espanhola e em língua inglesa.
5. Definir a forma textual ou gráfica de apresentação mais adequada aos objetivos do documento escrito.
6. Identificar as rotinas de trabalho do executivo e do ambiente relacionadas ao planejamento e à organização de eventos internos e externos.
7. Identificar a importância do planejamento na organização de eventos.
8. Identificar os modelos de formatação eletrônica dos documentos e os diversos tipos de comunicação empresarial, comercial, oficial e bancária.
9. Identificar e caracterizar sistemas de controle de registros e publicações contábeis e gerenciais, bem como sistemas de guarda e segurança dos arquivos.
10. Avaliar e selecionar procedimento de etiqueta, protocolo e cerimonial.
11. Interpretar a legislação trabalhista e organizar processo de admissão e desligamento de pessoal (por demissão, aposentadoria, falecimento e outros).

Módulo III:
1. Identificar e selecionar diferentes tipos de textos, de acordo com os objetivos de comunicação.
2. Identificar e utilizar expressões relativas a hotéis: reservas, cancelamentos, serviços e facilidades, instalações, acomodações, serviços oferecidos em restaurantes, entre outros.
3. Reconhecer expressões idiomáticas mais importantes na área de negócios.
4. Identificar os tipos de documentos escritos utilizados em viagens.
5. Identificar e planejar estruturas de sistemas para organizar os dados informatizados.
6. Reconhecer fundamentos de administração voltadas para a qualidade total e produtividade em ambientes administrativos.
7. Identificar características e metodologias de pesquisas econômicas, de mercado e tecnológicas.
8. Identificar cenários econômicos nacionais e internacionais na área de atuação da empresa.

Matriz Curricular