Tampas que se encaixam: compre essa ideia!

O projeto “Tampas que se encaixam: compre essa ideia!” surgiu durante a aula da professora Juliana Cubas com o 3º Módulo do Técnico em Recursos Humanos da Etec de Ourinhos, no componente curricular Práticas de Competências Sociais, durante discussão em sala de aula da habilidade “Identificar a importância da negociação na gestão de pessoas”. A ideia foi colocar em prática as etapas do processo de negociação como instrumento de venda da ação solidária com todas as turmas da classe descentralizada “Virgínia Ramalho”, onde ficam locados os cursos técnicos de Administração, Contabilidade e Recursos Humanos.

Os alunos desenvolveram os argumentos de vendas para conscientizar as outras turmas a respeito da importância solidária da campanha de arrecadação de tampinhas plásticas para doação a APAE de Ourinhos, “Tampinha Legal”, que já está com a campanha ativa, ou seja, transformar a classe descentralizada em um ponto de arrecadação para os alunos.

Para trabalhar o espírito de equipe, a turma criou uma competição solidária entre as classes, onde os alunos trouxeram as tampinhas e a sala com o maior peso em arrecadação recebeu um troféu feito de material reciclado. As salas que mais arrecadaram tampinhas foram:

  • 1º Lugar: sala do 3º Módulo do Técnico em Administração com 13 kg de tampinhas arrecadas.
  • 2º Lugar: sala do 3º Módulo do Técnico em Recursos Humanos com 4 kg de tampinhas.
  • 3º Lugar:  sala do 1º Módulo do Técnico em Recursos Humanos com 2 kg arrecadados.

No total, a campanha arrecadou:

Cor da tampinha Peso (kg)
Brancas e Transparentes 7,630
Vermelhas 4,915
Azuis 3,750
Verdes 2,680
Pretas e afins 2,215
Amarelas 1,735
Laranjadas 1,305
Rosas 0,655
Peso Total (kg) 24,885 kg

Importante destacar que os alunos do 3º Módulo do Técnico em Recursos Humanos, fizeram questão de lavar todas as tampinhas e separá-las por cores antes de entregar o material para a APAE.

Conforme informações levantadas com a professora Juliana Cubas, o projeto só foi possível devido a colaboração de todos os professores e coordenadores do eixo Gestão e Negócios da Etec de Ourinhos, do comprometimento dos alunos que compraram a ideia e principalmente dos alunos do 3º Módulo do Técnico em Recursos Humanos, os quais nitidamente abraçaram o projeto. “O antes e o depois do projeto com os alunos do 3º RH é nítido em sala de aula, pois o trabalho trouxe um grande crescimento pessoal e profissional aos alunos e a mim como professora”, comenta Juliana Cubas.

A arrecadação de tampinhas para a APAE se estendeu para a sede da Etec de Ourinhos, onde a escola disponibilizou galões vazios de água no pátio para que os alunos depositem as tampinhas plásticas que também serão encaminhadas para a APAE.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *