- Ensino Médio
  - Administração
- Canto
- Edificações
- Edificações Integrado ao Ensino Médio
- Eletrônica
- Eletrotécnica
- Eletromecânica
- Enfermagem
- Finanças
- Informática
- Informática para Internet Integrado ao Ensino Médio
- Mecânica
- Química
- Recursos Humanos
- Redes de Computadores
- Regência
- Secretariado
- Segurança do Trabalho
 
 
 
 

Secretariado

Duração do Curso: 3 semestres
Período: Noite
Coordenação de Área: Prof. José Alberto Dartora

Eixo Tecnológico: Infraestrutura

Perfil Profissional de Conclusão
O TÉCNICO EM SECRETARIADO é o profissional que organiza a rotina diária e mensal da chefia/ direção, para o cumprimento dos compromissos agendados. Estabelece os canais de comunicação da chefia/ direção com interlocutores, internos e externos, em língua nacional e estrangeira. Organiza tarefas relacionadas com o expediente geral do secretariado da chefia/ direção. Controla e arquiva documentos. Preenche e confere documentação de apoio à gestão organizacional. Utiliza aplicativos e a Internet na elaboração, organização e pesquisa de informação. Identifica o planejamento estratégico e tático, reconhece a cultura das organizações, planeja, organiza e coordena a execução de atividades.

Mercado de Trabalho

• Instituições públicas, privadas e do terceiro setor; indústria e comércio.

Certificações

Módulo I: Qualificação Técnica de Nível Médio de RECEPCIONISTA / ASSISTENTE ADMINISTRATIVO
Módulo II: Qualificação Técnica de Nível Médio de ASSISTENTE DE EVENTOS EMPRESARIAIS
Módulo III: Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio de TÉCNICO EM SECRETARIADO

Síntese das Competências Profissionais

Módulo I:
1. Interpretar textos em linguagens verbal e não-verbal, estabelecendo relação lógica entre causa e consequência e identificando padrões de comunicação oral e escrita em contextos empresariais.
2. Identificar técnicas de comunicação oral em espanhol e em inglês, para a compreensão e elaboração de mensagens orais ligadas ao mundo dos negócios e contexto das relações entre países do Mercosul.
3. Identificar técnicas e expressões utilizadas em conversação telefônica, no atendimento e na recepção de clientes.
4. Identificar técnicas de comunicação escrita em língua portuguesa, em espanhol e em inglês.
5. Identificar os fundamentos, os objetivos, a estrutura, a organização e o funcionamento de gestão da empresa.
6. Planejar a organização do ambiente de trabalho para o atendimento com qualidade, utilizando a agenda manual e a eletrônica.
7. Gerenciar o ciclo de informações nas organizações.
8. Identificar e prever situações de risco, avaliar suas consequências em relação à saúde pessoal, profissional e ambiental, selecionando procedimentos para evitá-las.

Módulo II:
1. Identificar técnicas de redação de textos específicos utilizados em empresas, abarcando seus aspectos estruturais, gramaticais e comunicacionais.
2. Identificar textos de referência para a elaboração de documentos relativos à área profissional.
3. Definir a forma textual ou gráfica de apresentação mais adequada aos objetivos do documento escrito.
4. Elaborar comunicações empresariais orais e escritas, em língua espanhola e em língua inglesa.
5. Definir a forma textual ou gráfica de apresentação mais adequada aos objetivos do documento escrito.
6. Identificar as rotinas de trabalho do executivo e do ambiente relacionadas ao planejamento e à organização de eventos internos e externos.
7. Identificar a importância do planejamento na organização de eventos.
8. Identificar os modelos de formatação eletrônica dos documentos e os diversos tipos de comunicação empresarial, comercial, oficial e bancária.
9. Identificar e caracterizar sistemas de controle de registros e publicações contábeis e gerenciais, bem como sistemas de guarda e segurança dos arquivos.
10. Avaliar e selecionar procedimento de etiqueta, protocolo e cerimonial.
11. Interpretar a legislação trabalhista e organizar processo de admissão e desligamento de pessoal (por demissão, aposentadoria, falecimento e outros).

Módulo III:
1. Identificar e selecionar diferentes tipos de textos, de acordo com os objetivos de comunicação.
2. Identificar e utilizar expressões relativas a hotéis: reservas, cancelamentos, serviços e facilidades, instalações, acomodações, serviços oferecidos em restaurantes, entre outros.
3. Reconhecer expressões idiomáticas mais importantes na área de negócios.
4. Identificar os tipos de documentos escritos utilizados em viagens.
5. Identificar e planejar estruturas de sistemas para organizar os dados informatizados.
6. Reconhecer fundamentos de administração voltadas para a qualidade total e produtividade em ambientes administrativos.
7. Identificar características e metodologias de pesquisas econômicas, de mercado e tecnológicas.
8. Identificar cenários econômicos nacionais e internacionais na área de atuação da empresa.

Matriz Curricular

MÓDULO I

Componentes Curriculares
Carga Horária (horas – aulas)
Teórica Prática Total
I.1 Representação e Comunicação em Língua Portuguesa I 50 00 50
I.2 Representação e Comunicação em Língua Estrangeira Moderna: Espanhol I 50 00 50
I.3 Representação e Comunicação em Língua Estrangeira Moderna: Inglês I 50 00 50
I.4 Administração e Planejamento Empresarial 100 00 100
I.5 Gerenciamento de Rotinas e Serviços 50 50 100
I.6 Gestão de Informações e Documentos 00 50 50
I.7 Aplicativos Informatizados I 00 50 50
I.8 Ética e Cidadania Organizacional 50 00 50
Total 250 150 500


MÓDULO II

Componentes Curriculares
Carga Horária (horas – aulas)
Teórica Prática Total
II.1 Representação e Comunicação em Língua Portuguesa II 00 50 50
II.2 Representação e Comunicação em Língua Estrangeira Moderna: Espanhol II 50 00 50
II.3 Representação e Comunicação em Língua Estrangeira Moderna: Inglês II 50 00 50
II.4 Assessoria Empresarial e de Eventos 50 50 100
II.5 Tecnologias em Ambientes Administrativos I 00 50 50
II.6 Gestão Financeira e Contábil 100 00 100
II.7 Planejamento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) na Área Secretarial 50 00 50
II.8 Aplicativos Informatizados II 00 50 50
Total 300 200 500


MÓDULO III

Componentes Curriculares
Carga Horária (horas – aulas)
Teórica Prática Total
III.1 Representação e Comunicação em Língua Portuguesa III 00 50 50
III.2 Representação e Comunicação em Língua Estrangeira Moderna: Espanhol III 50 00 50
III.3 Representação e Comunicação em Língua Estrangeira Moderna: Inglês III 50 00 50
III.4 Assessoramento Empresarial 50 50 100
III.5 Aplicativos Informatizados III 00 50 50
III.6 Assessoramento de Eventos 50 50 100
III.7 Desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da Área Secretarial 00 50 50
III.8 Tecnologias em Ambientes Administrativos II 00 50 50
Total 200 300 500


 

Inicial

Institucional

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